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9 de novembro de 2014 por BeeMer

SONHO DE COLECIONADOR: BMW CLÁSSICA COM MOTOR DE VÁLVULAS LATERAIS

SONHO DE COLECIONADOR: BMW CLÁSSICA COM MOTOR DE VÁLVULAS LATERAIS
9 de novembro de 2014 por BeeMer

SONHODECOLECIONADOR

 

Praticamente todo colecionador de BMW Clássicas sonha em ter em sua garage um exemplar com motor de válvulas laterais – side valve SV (outros sonhos são rabo duro, tanque rebaixado, alavanca de câmbio no tanque, e muitos outros).

Os primeiros motores a explosão eram dotados de válvulas laterais, como mostrado no desenho acima. São motores mais simples e apresentam muitas vantagens; uma delas é que, se as válvulas quebram, ou se apresentam problemas, não danificam diretamente a câmera de combustão, os cilindros e pistões.

São motores de baixa performance, baixa compressão e baixos giros. À medida que as exigências aumentam, aparecem os inconvenientes desta concepção de válvulas laterais, como por exemplo:

* câmera de combustão de formato irregular, prejudicando o fluxo da mistura ar/gasolina para a admissão, compressão, explosão e escape, dificultando regime de altos giros em busca de melhor rendimento.

* impossibilidade de aumentar a taxa de compressão devido à dificuldade de aproximar o cabeçote da parte superior do cilindro. Com o advento de gasolinas de melhor qualidade tornou-se importante aumentar a taxa de compressão para maximizar o benefício dessa gasolina melhorada.

Há outros aspectos negativos e, à medida que se exigia mais dos motores, os modelos com válvulas na cabeça (overhead OHV)  foram se impondo.

SONHODECOLECIONADOR2

Muitas BMW pré-guerra são dotadas de motores com válvulas laterais, tornando-se objeto de desejo para os colecionadores, como por exemplo a R6 abaixo, de 1937. Veja em http://www.roadkill.com/~davet/moto/designations quais clássicas são dotadas de motor SV e OHV.

SONHODECOLECIONADOR3

 

A pá de cal nos motores BMW de válvulas laterais foi o desenvolvimento da R75, durante a guerra, para uso militar. Exigia-se um motor de ótima performance para suportar as exigências de uso em combate. Esse motor, OHV, era tão excelente que serviu de base para muitos modelos de BMW pós-guerra.

SONHODECOLECIONADOR4

 

Por isso, em suas andanças por aí, se encontrar uma BMW Clássica com motor de válvulas laterais, fique atento: é um objeto de desejo!

 

Por Fernando Costa

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