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19 de agosto de 2014 por BeeMer

AFINAL, O QUE É UMA BMW CLÁSSICA?

AFINAL, O QUE É UMA BMW CLÁSSICA?
19 de agosto de 2014 por BeeMer

 

 

 

 

Por Fernando Costa.

r51

Muitos apaixonados pelas motos BMW são também apaixonados pelas clássicas, as velhinhas ou pretinhas (que, às vezes nem pretas são), ou antiguinhas, ou seja lá como você as chame…

Mas, o que torna uma BMW realmente clássica, objeto de desejo dos fãs e colecionadores?

Na verdade, ao menos para mim, não há uma definição clara… e acho bom que seja assim. Em um mundo cada vez mais ditado por regras e rótulos, é bem legal que a definição de *clássica* seja a mais ampla possível.

Até recentemente, algumas décadas atrás, muitos entendiam como clássicas toda BMW que fosse fabricada até 1969 quando as /2 (denominação também sujeita a discussões) deixaram de ser fabricadas dando lugar às /5.

r51-2

Com o passar dos anos, as /5 e suas sucessoras, as /6, especialmente a R90S, foram avidamente incorporadas à categoria de clássicas.

r90s

r60-5

Com o advento da G/S no início da década de 80, os primeiros modelos passaram a ser clássicos e colecionáveis e atualmente há muitos que já consideram as 1100 e as 1150 também *clássicas*. Possivelmente em um futuro próximo, as 1200 oilhead (não refrigeradas a água) também começarão a ser consideradas clássicas.

r80

As próprias K, esnobadas a princípio pelos puristas que não admitiam nada que não fosse boxer, ou um cilindro vertical, já começam a ser olhadas com muita simpatia e a ser consideradas clássicas, principalmente os primeiros modelos das K100, K75 e K1.

k1

Há uma corrente de colecionadores  que afirma que clássica são as primeiras que incorporaram alguma alteração importante, como válvulas no cabeçote, suspensão traseira de pino oscilante, e por aí vai… ou, no outro extremo, clássica seria o modelo imediatamente *anterior* à inovação, como válvulas laterais, suspensão rabo duro, etc.

class

Mas, no final, acho que toda vez que olhamos uma BMW e sentimos um certo saudosismo, ou nos encantamos por sua estética ou nos admiramos pelo avanço tecnológico que aquele modelo incorporou, as menos para nós, estamos diante de uma clássica.

E para você, o que é uma BMW Clássica?

 

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2 comments

Dawson disse:
20 de agosto de 2014 às 19:10

Tenho uma R100S ano 1980, uma genuína Café Racer da BMW e a considero uma clássica pois tem motor Boxer 1000cc, 72CV, 8kgf.m e foi a primeira BMW a fazer de 0 a 100km/h em menos de 6seg de 0 a 200km/h em menos de 13seg e a ter top speed de 210km/h…e ainda não tem ABS, EVO, Controle de tração, Cruise Control, Aquecimento de manoplas, etc

Acesse para responder
Fernando Costa disse:
20 de agosto de 2014 às 21:16

Parabéns Dawson! Maravilhosa moto! Desde o início, a BMW sempre se destacou por produzir versões esportivas; acho que a R50S e a R69S, introduzidas em 1960, foram as primeiras a incorporar o sufixo S de *sport*. Foram seguidas pela R90S e pela tua R100S e o hábito continuou nas demais séries. Quando decidiram entrar de cabeça no mercado das esportivas, colocaram o S como prefixo, e não sufixo, e introduziu as sensacionais S1000.

Para quem se interessar por detalhes da R100S segue abaixo a ficha completa:

Start of Production

1976

BMW R100S

Click to View

End of Production

1980

Numbers Produced

11,762

Price

10,190 DM

Engine

Motor Type

Four-stroke two cylinder horizontally opposed “Boxer” engine, air cooled

Bore x Stroke

94 x 70.6 mm (3.70 x 2.78 in)

Displacement

980 cc

Max Power

65 hp (48 KW) at 6,600 rpm. 1978: 70 hp (51 Kw) at 7,250 rpm

Max Torque

75 Nm / 55 ft lb at 5,500 rpm 1978: 77 Nm / 56 ft lb at 5,500 rpm

Compression Ratio

9.5 : 1

Valves Per Cylinder

2

Valve Control

OHV, using push rod and rocker arm

Carburation System

2 constant depression carburettors, Bing 94/40/103 – 94/40/104 or 94/40/105 – 94/40/106

Engine Lubricating System

Wet sump

Power Transmission

Clutch

Dry single plate, with diaphragm spring

Number of Gears

5

Gear Selection

Dog type gearbox (ratchet foot lever)

Gearbox Ratios

4.4 / 2.86 / 2.07 / 1.67 / 1.50 : 1 (Optional sport version: 3.38 / 2.43 / 1.93 / 1.67 / 1.50

Rear Wheel Ratio

1: 2.91 or 1 : 3.0

Bevel/Crownwheel

11 / 32 teeth or 11 / 33 teeth

Electrical System

Ignition System

Battery ignition

Alternator

Bosch 12V/240 W

Starter

Bosch 0.6 Kw

Spark Plugs

Bosch W 225 T 30 / Beru 230/14/3 A / Champion N6Y

Chassis

Type of Frame

Double loop tubular frame with bolt on rear section

Front wheel suspension

Telescopic fork with hydraulic shock absorber

Rear wheel suspension

Long swinging arm with adjustable strut

Spring Travel Front/Rear

200 / 125 mm (7.87 x 4.92 in)

Wheel Rims, Front

1.85 B 19

Wheel Rims, Rear

2.15 B 18

Tyres, Front

3.25 H 19

Tyres, Rear

4.00 H 18

Brakes, Front

Dual disc brake 260 mm / 10.23 in diameter. ATE 1 piston caliper

Brakes, Rear

Simplex drum brake 200 mm / 7.87 in diameter. 1978: single disc brake 260 mm / 10.23 in diameter

Dimensions/Weights

Length x Width x Height

2130 x 746 x 1210 mm (83.85 x 29.37 x 47.63 in)

Wheel Base

1465 mm / 57.67 in

Fuel Tank Capacity

24 litres / 5.27 gal / 6.34 gal US

Unladen Weight with Full Tank

220 Kg / 484 lb

Max. Permissible Weight

398 Kg / 876 lb

Ground Clearance

165 mm / 6.49 in

Seat Height (Unladen)

820 mm (32.3 inches)

Fuel Consumption (at constant 90 Kph)

65 hp 5.45 litres / 51 mpg / 43 mpg US and 70 hp 5.75 litres per100 Km / 49 mpg / 40 mpg US

Top Speed

200 Kph / 124 mph

Acceleration 0 – 100 Kph / 62 mph

65 hp: 4.7 seconds. 70 hp: 4.6 seconds

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