A marca com o logotipo do elefante anunciou a chegada de uma nova gama de produtos Classic e Vintage em uma coletiva de imprensa internacional no Cologne Motorcycle Show
Colônia (Alemanha), 1º de outubro de 2014 – A METZELER apresentou hoje à imprensa internacional o novo pneu SPORTEC™ Klassik no International INTERMOT Show, que acontece entre os dias 1º e 5 de outubro, na cidade de Colônia, na Alemanha.
O posicionamento
O SPORTEC™ Klassik é o novo pneu da Metzeler no segmento Classic, para donos de motocicletas construídas desde os anos 70. A METZELER sempre dedicou muita atenção a esse segmento, como provam as atuais gamas de pneus Vintage e Classic, que incluem produtos como o Perfect ME 11, o Perfect ME 77, o ME 22, o Block C e o LASERTEC™.
Presas a uma tecnologia que, apesar de ainda válida, não podem se beneficiar totalmente do rápido desenvolvimento da última década, essas motocicletas geralmente ficam em desvantagem quando comparadas à máquinas modernas equipadas com os mais sofisticados sistemas de segurança e pneus com tecnologia de ponta.
Os pneus dessas máquinas possuem medidas que são pouco utilizadas atualmente em novas motocicletas de rua e touring. Por essa razão, essas medidas são negligenciadas pelos fabricantes no desenvolvimento de novos pneus.
Nos últimos anos, testemunhamos a tendência crescente de um revival das motos dessa época. As motos dos últimos 30 anos do século XX ganharam uma nova vida graças às restaurações e customizações, além da moda vintage, muito forte no mundo do design e da moda.
Com o SPORTEC™ Klassik, a marca de origem alemã resgatou o estilo do glorioso ME1™ CompK, o primeiro pneu com a tecnologia “bias belted” (MBS), lançado pela METZELER no meio dos anos 80 e que fez muito sucesso entre os donos de motos esportivas, na época. Resultado das mais modernas tecnologias e engenharia aplicada para oferecer a melhor experiência em termos de dirigibilidade e segurança, mesmo em condições severas, o SPORTEC™ Klassik é, em todos os sentidos, um upgrade para todas as motocicletas que não podem se beneficiar das tecnologias mais modernas. Ao equipar suas motos com o novo SPORTEC™ Klassik, os proprietários serão capazes de reviver suas motocicletas graças a esses modernos pneus, mantendo todo o estilo e charme vintage de seus veículos.
A origem de um novo produto
A METZELER trabalhou nas tecnologias dos pneus que mais foram desenvolvidas nos últimos anos: o desenho da banda de rodagem e os materiais utilizados.
O objetivo era rejuvenescer a segurança do veículo e, ao mesmo tempo, melhorar a estabilidade, conforto e o comportamento, tanto em estradas secas como úmidas, sempre tendo em mente a importância de uma boa quilometragem.
Foi dada atenção especial na consistência da performance ao longo de todo o ciclo de vida do produto. O METZELER SPORTEC™ Klassik é produzido para rodar de forma consistente, e esse aspecto é uma das grandes conquistas do desenvolvimento tecnológico no setor.
No passado, para se obter um bom nível de segurança em pistas molhadas, era necessário adotar um padrão de banda de rodagem com muitas ranhuras. O METZELER SPORTEC™ Klassik usa um número reduzido de ranhuras, sendo capaz de proporcionar um desgaste mais uniforme do composto.
As características do novo SPORTEC™ Klassik
Do ponto de vista dos compostos, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da METZELER trabalhou duro nos últimos anos para desenvolver compostos cada vez mais avanços, que garantem segurança e tração em pistas secas e molhadas, como visto, por exemplo, no sucesso do novo modelo da METZELER, o SPORTEC™ M7 RR.
Os mesmos desenvolvimentos obtidos com o novo produto da categoria supersport permitiu a criação do composto que permite que o SPORTEC™ Klassik atinja excelentes resultados em pistas úmidas, sem exceder o uso de ranhuras.
O padrão da banda de rodagem do SPORTEC™ Klassik é muito robusto. Seu desenho faz com que uma grande área do pneu fique em contato com a pista, tanto nas retas como nas curvas, com a moto inclinada. Isso não apenas oferece vantagens em termos de quilometragem, estabilidade e dirigibilidade, mas também garantem que todas essas qualidades sejam preservadas mesmo após muitos quilômetros rodados e com o uso progressivo do pneu.
Dessa forma, o processo natural de uso no SPORTEC™ Klassik será homogêneo, sem causar irregularidades no perfil ou na banda de rodagem do pneu. Dessa forma, todas as vantagens do design se estendem ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Essas soluções possibilitam uma alta quilometragem sem resultar em perfis excessivamente achatados, que afetariam a dirigibilidade, um atributo fundamental para as motos atuais, bem como para as do passado.
A capacidade de drenagem é assegurada por ranhuras paralelas que trabalham em uníssono para dispersar a água que vem para baixo da banda de rodagem do pneu. O desenvolvimento das ranhuras em direção ao ombro do pneu oferece uma seção cruzada que adere ao asfalto, beneficiando a tração, especialmente em superfícies molhadas.
A evolução dos materiais também atingiu a carcaça, rígida o bastante para garantir excelente interação com a robustez da banda de rodagem. A estrutura reforçada do SPORTEC™ Klassik permite uma melhor estabilidade da motocicleta nas fases mais críticas da pilotagem, como as frenagens e a aceleração, contribuindo de forma importante para melhorar o equilíbrio de toda a motocicleta. O equilíbrio de todos os componentes do pneu ajuda a suspensão a filtrar irregularidades da pista com mais eficiência e também a manter um bom traçado nas curvas.
Os principais catálogos
Esses são os principais modelos de motocicletas para os quais o novo produto é dedicado:
As medidas
O SPORTEC™ Klassik será progressivamente disponibilizado nas seguintes medidas, a partir do outono de 2015: