BMW R 1250 GS e R 1250 GS Adventure
Detalhes técnicos revelados, NA EUROPA, para os modelos 2019
A R 1200 GS e a R 1200 GS Adventure, da BMW, permaneceram inabalavelmente no topo das paradas de vendas no Reino Unido e em boa parte da Europa durante anos. Com as atualizações para o próximo ano, 2019, elas devem se consolidar, ainda mais, nessa posição.
Ja se fala, há algum tempo, que a GS 2019 será uma ‘R 1250 GS’. Agora temos, finalmente, evidências concretas das mudanças graças a um conjunto de especificações técnicas vazadas que cobrem tanto a R 1250 GS quanto a R 1250 GS-ADV.
Desde que a R 1200 GS apareceu, em 2004, substituindo a R 1150 GS, o mercado de motos Big Trail está em alta, e a BMW tem sido uma rainha indiscutivelmente. As atualizações ao longo dos anos melhoraram em todos os aspectos, principalmente em 2013, quando a GS ganhou um motor refrigerado a água, com um novo chassi e estilo para envolvê-la. Mas a receita essencial permaneceu a mesma; 2 cilindros boxer gêmeos, traseira Paralever, suspensão dianteira Telelever, faróis inclinados e, é claro, o bico – marca registrada na frente.
Sem muitas surpresas, a BMW não vai mexer muito com uma moto que mostrou ser um enorme sucesso, mas continua com o processo de melhoria gradual e, em 2019, a grande mudança será a cilindrada e “nome” que passa a ser R 1250 GS.
O aumento real da capacidade é um pouco maior do que as 50cc. O motor da moto em 2019 terá uma capacidade de 1254cc; um aumento de 84cc.
Em termos de desempenho, o aumento da capacidade aumenta a potência do modelo 2019 – R 1250 GS para exatamente 100kW (136PS ou 134.1hp). Sendo, atualmente, 92kW (125PS ou 123.3hp) para o R 1200 GS existente.
A R 1250 GS – 2019 ainda alcança seu pico de potência com os mesmos 7750rpm que o R 1200 GS, mas com certeza terá uma curva de torque mais “gordo” graças, em parte, à sua capacidade extra e impulsionada pela adição de válvulas variáveis.
O “espião” da BikeSocial viu o protótipo do motor 2019 e afirma que o cabeço te dos cilindros são notavelmente diferentes do modelo atual, sugerindo que poderia haver algum truque dentro delas .
Você pode estar pensando que a BMW iria acompanhar este motor maior renovando o chassi e acarroçaria. Mas tudo indica que a empresa está buscando melhorias “táticas” do que mudanças radicais.
Os números vistos pela BikeSocial revelam que, em termos de suas dimensões essenciais, o modelo 2019 – R 1250 GS não está mudando muito em comparação com a moto atual. No momento, a R 1200 GS tem uma distância entre eixos de 1507 mm e, de acordo com as especificações precisas apuradas,o modelo 2019 é quase idêntica a 1500 mm. A versão Adventure tem uma distância entre eixos de 1520mm, que é a mesma do modelo atual. Esses números sugerem que o chassi não está sendo alterado significativamente, e parece que o estilo também não mudará muito.
A largura não está mudando em 2019, a R 1250 GS terá 895 mm, enquanto o R 1250 GS Adventure será de 980 mm. As máquinas atuais compartilham as mesmas dimensões. Além do aumento notável de potência e capacidade, as maiores mudanças na folha de especificações de 2019 são os pesos e níveis de som das motos. As máquinas do próximo ano serão significativamente mais silenciosas do que as atuais, com níveis de decibéis caindo de 92dB para meros 88dB. Isso indica um novo sistema de exaustão, no mínimo, embora as mudanças na cabeça do cilindro e nas tampas do cabeçote também pudessem estar abafando os ruídos mecânicos do motor. Em termos de peso, tanto o R 1250G S como o Adventure aumentam 5kg em comparação com as versões 2018 R 1200. Isso significa que o peso básico da GS, completo com um tanque cheio de combustível, sobe de 244kg para 249kg, enquanto o R 1250 GS Adventure subiu de 263kg para 268kg.Mas o que está adicionando esse 5kg? Bem, é provável que algumas delas estejam no novo sistema de escape e, é claro, no esperado sistema de distribuição de válvulas variável. Curiosamente, apesar do significativo aumento de potência, o R 1250 GS não obterá uma velocidade máxima superior à do modelo atual. De acordo com os números, a R 1250 GS deve atingir 136 mph e a Adventure ultrapassará os 132 mph, inalterada das motos existentes. A BMW deve mostrar a moto, juntamente com a nova R 1250 RT usando o mesmo motor, na Intermot em Colônia no início de outubro.
FONTE: www.bennetts.co.uk
Aumentar o peso é ir contra a evolução tecnológica. Alguma coisa está mal orientada.