BeeMer
  • Home
  • Passeios/Eventos
    • Reserva Eventos
    • Passeios Realizados
  • Quem Somos
  • Notícias
    • Manuais
    • Destaques
    • Informativo
    • ALEMÃO INFORMA
    • BMW Informa
  • Comunidade
    • Parceiros
    • Fórum
    • Galeria de Fotos
    • Vídeos
    • Classificados
      • Pesquisar Anúncio
      • Postar Anúncio
  • Contato
7 de outubro de 2014 por BeeMer

RESTAURAÇÃO OU CONSERVAÇÃO?

RESTAURAÇÃO OU CONSERVAÇÃO?
7 de outubro de 2014 por BeeMer

RESTAURAÇÃO OU CONSERVAÇÃO?

Restauracao1

No mundo do colecionismo essa é uma dúvida cruel. Atormenta colecionadores em várias áreas: carros antigos, máquinas de escrever, máquinas de costura, brinquedos antigos, modelos de avião, e por aí vai.

E não poderia ser diferente com as motocicletas antigas, e com as BMW Clássicas.

Restauracao2

Ao conseguirmos uma BMW Clássica logo uma dúvida se instala: alterar o mínimo possível o *achado* ou tentar restaurá-la para que se torne igual a quando saiu da fábrica?

Como em muitas outras áreas do colecionismo, não há uma resposta considerada como *certa*. Depende muito das preferências de cada um, do estado da motocicleta, e de como cada colecionador pretende ou não preservar uma parte da história. E, obviamente, depende dos recursos, também financeiros, disponíveis.

Algumas alternativas são consideradas:
. Mínima Intervenção.
Nessa alternativa o colecionador nada faz com a moto encontrada. Pode lavá-la e consertar alguma pequena coisa mas a moto permanecerá como foi encontrada. Se não está funcionando, continuará não funcionando.

Restauracao3

Várias razões podem levar a essa postura, como falta de recursos ou, em muitos casos, o desejo de manter o *achado* tal como foi encontrado, alegando que a moto traz consigo toda uma história de vida, como uma mulher com suas rugas.

. Botar para funcionar.
Essa corrente de colecionadores deseja que a moto funcione o mais rápido possível e para tanto não hesitam em tomar atalhos. Podem substituir peças originais quebradas por peças *parecidas*, são adeptos das gambiarras, etc.

Restauracao4

Ao longo do tempo vão se animando e ficando criativos e acabam criando algo que, definitivamente, não é uma BMW Clássica.

Apesar de terem o prazer de andar em suas motos, corre-se o risco de perder muito da originalidade.

. Conservar.
Os colecionadores conservacionistas não alteram nada que seja original na moto, mesmo que não esteja nas melhores condições. Veja o estado em que essa R69S foi encontrada, bastante original (fora o banco, obviamente).

Restauracao5

Se há pintura original, mesmo que danificada, ela é mantida. Se há resquícios de filete na pintura, eles são mantidos e jamais substituídos por filetes novos. Alguns colecionadores permitem alguns retoques, outros não. Os cromados originais são limpos, nada mais, e os pontos de ferrugem permanecem. Peças que estejam faltando, ou que não sejam originais, são substituídas por peças originais usadas ou, em último caso, por reproduções de fabricantes confiáveis. Tudo é anotado e documentado. A mecânica é reparada mantendo a moto, dentro do possível, a mais próxima ao original. Normalmente motos que ainda mantenham um alto grau de originalidade são as melhores candidatas a serem *conservadas*.

Abaixo uma R69S depois de conservada, ainda faltando alguns detalhes.

Restauracao6

. Restaurar.
Essa opção é a mais intervencionista possível.

Restauracao7

A pintura é refeita, peças são cromadas, capas de banco trocadas, enfim tudo que seja necessário para que a moto pareça saída de fábrica.

A R32 totalmente restaurada:

Restauracao8

Mas não se assuste. A R32 restaurada não é a mesma da primeira foto, um raríssimo exemplar de uma R32 em ótimas condições originais.
***********************************

Tenho lido em alguns sites internacionais que há uma corrente cada vez maior nos EUA favorável ao conservacionismo.

O assunto é complexo e, obviamente, engloba muitos outros aspectos que sequer foram mencionados aqui. Mas é fascinante para quem se interessa pelas BMW Clássicas.

No final das contas, a BMW Clássica que você encontrou é sua, portanto faça o que você ache o mais correto e o que vai te dar maior prazer. Mas considere que, ao alterar algo que é original, é um caminho sem volta.

Fernando Costa

Artigo anteriorBMW R 1200 GS traz pequenas melhorias em 2015Próximo artigo Mais uma vez o METZELER Village será o ponto de encontro dos pilotos na TT da Ilha de Man

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Novidades

BMW Motorrad inicia produção da nova BMW F 900 R em Manaus13 de junho de 2025
Nova BMW C 400 X eleva o patamar da mobilidade urbana premium com design único e muita tecnologia21 de maio de 2025
BMW Motorrad está de volta ao Rally dos Sertões30 de abril de 2025

Parceiros

 

logo-rick

 

Você deve estar se perguntando

Mas o que é BeeMer?
Simples!!!

Se você tem uma BMW
então você é um de nós!

Novidades

BMW Motorrad inicia produção da nova BMW F 900 R em Manaus13 de junho de 2025
Nova BMW C 400 X eleva o patamar da mobilidade urbana premium com design único e muita tecnologia21 de maio de 2025

Próximos eventos

  • Aguarde, em breve novidades
Beemer - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento Transpiração

Cadastre-se

Próximos eventos

  • No events