BeeMer
  • Home
  • Passeios/Eventos
    • Reserva Eventos
    • Passeios Realizados
  • Quem Somos
  • Notícias
    • Manuais
    • Destaques
    • Informativo
    • ALEMÃO INFORMA
    • BMW Informa
  • Comunidade
    • Parceiros
    • Fórum
    • Galeria de Fotos
    • Vídeos
    • Classificados
      • Pesquisar Anúncio
      • Postar Anúncio
  • Contato
3 de maio de 2013 por BeeMer

O QUE É O RDC, ABS, ESA e ASC?

O QUE É O RDC, ABS, ESA e ASC?
3 de maio de 2013 por BeeMer

O QUE É O RDC, ABS, ESA e ASC?

RDC – Controle eletrônico da pressão dos pneus, que verifica cada vez que a moto é ligada. A calibragem dos pneus é permanentemente monitorada pelo sistema e a pressão indicada no painel. Em caso de queda brusca da pressão, o motociclista receberá um aviso no visor do computador de bordo, alertando sobre a pressão de cada pneu.

ABS (Anti-lock Braking System ) Evita o travamento das rodas, garantindo segurança nas frenagens de emergência,.

Alguns modelos da BMW permitem que os freios ABS possam ser desligados e os mais radicais usem os freios de acordo com seu estilo de pilotagem.

ESA (Electronic Suspension Adjustment) Ajuste eletrônico da suspensão da moto nas opções: piloto, piloto e bagagem ou dois ocupantes e bagagem.

Algumas versões trazem ainda (R 1200 GS e ADV) a opção de compressão e retorno nos níveis – Normal, Confortável e Sport, e dois modos off-road – leve e mais pesado, que regula a pré-carga das molas para obstáculos mais radicais.

ASC (Automatic Stability Control) Extremamente útil na pilotagem off-road. Um exclusivo controle de tração que evita derrapagens indesejadas em superfícies escorregadias. Girar o acelerador com muita intensidade na terra significa uma saída de traseira. Se o motociclista não controlar a mão, a moto pode até sair debaixo.

Com o ASC assim que a roda traseira começa a derrapar, uma luz amarela acende no painel e avisa que o controle de tração entrara em ação, cortando a ignição.

Fica a impressão de que a moto está tendo problemas de alimentação, já que o sistema gerencia o motor de modo a diminuir o torque na roda traseira. De início é preciso se acostumar com a tecnologia, mas depois que você nota o funcionamento do sistema a brincadeira pode ficar divertida. O ASC oferece um ajuste mais esportivo que permite leves derrapagens ou ainda desligar o sistema.

Artigo anteriorDicas de pneus para motos Big Trail (Metzeler)Próximo artigo Pneus - Estética X Performance

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Novidades

BMW R 18 tem chegada confirmada no Brasil este ano5 de julho de 2022
2ª Rota dos Museus30 de junho de 2022
África Moto Safari – 01 a 10 Out. 202330 de junho de 2022

Parceiros





 

logo-rick

 

logo-rick

Você deve estar se perguntando

Mas o que é BeeMer?
Simples!!!

Se você tem uma BMW
então você é um de nós!

Novidades

BMW R 18 tem chegada confirmada no Brasil este ano5 de julho de 2022
2ª Rota dos Museus30 de junho de 2022
África Moto Safari – 01 a 10 Out. 202330 de junho de 2022

Próximos eventos

    • Barra Bonita/Botucatu - Vai&Fica (V&F)
    • 09/07/2022 - 10/07/2022
    • Botucatu
    • MUSEU DA MOTOCICLETA BMW - CURITIBA
    • 30/07/2022 - 31/07/2022
    • Curitiba
    • SERRA DA BOCAINA - AGOSTO 2022 - PRÉ RESERVA
    • 26/08/2022 - 28/08/2022
    • São José do Barreiro
    • BIKE FEST - URUBICI
    • 15/09/2022 - 18/09/2022
    • Urubici
Beemer - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento Transpiração

Faça seu login

Registrar-se

Próximos eventos

    • Barra Bonita/Botucatu - Vai&Fica (V&F)
    • 09/07/2022 - 10/07/2022
    • Botucatu
    • MUSEU DA MOTOCICLETA BMW - CURITIBA
    • 30/07/2022 - 31/07/2022
    • Curitiba
    • SERRA DA BOCAINA - AGOSTO 2022 - PRÉ RESERVA
    • 26/08/2022 - 28/08/2022
    • São José do Barreiro
    • BIKE FEST - URUBICI
    • 15/09/2022 - 18/09/2022
    • Urubici