BeeMer
  • Home
  • Passeios/Eventos
    • Reserva Eventos
    • Passeios Realizados
  • Quem Somos
  • Notícias
    • Manuais
    • Destaques
    • Informativo
    • ALEMÃO INFORMA
    • BMW Informa
  • Comunidade
    • Parceiros
    • Fórum
    • Galeria de Fotos
    • Vídeos
    • Classificados
      • Pesquisar Anúncio
      • Postar Anúncio
  • Contato
19 de setembro de 2014 por BeeMer

VOCÊ GOSTA DE ANDAR DE MOTO BMW? AGRADEÇA À R90S

VOCÊ GOSTA DE ANDAR DE MOTO BMW? AGRADEÇA À R90S
19 de setembro de 2014 por BeeMer

R90

No início da década de 1970 os resultados financeiros da divisão de motos da BMW eram desanimadores. Tudo indicava que a BMW não conseguiria fazer frente à concorrência japonesa com seus motores multicilindros e avanços tecnológicos.

Chegou-se, inclusive, a  considerar o encerramento da divisão de motocicletas.

Quem conta isso é Robert Lutz, que uniu-se à BMW em 1971 como executivo de vendas do setor de automóveis.

r902

 

Lutz, entretanto, era, e ainda é, fascinado por motocicletas e logo identificou quais eram os problemas da divisão de motos e soube o que tinha de ser feito para por as coisas nos eixos.

Decidiu desenvolver uma nova motocicleta, que mostrasse ao mundo o compromisso da BMW com as *duas rodas* e que se tornasse impactante e estabelecesse um novo nível de excelência. É aí que entra Hans Luth, que desenvolveu principalmente o estilo da R90S, algo venerado até hoje.

r903

A fantástica R90S foi criada, as vendas dispararam e colocaram a BMW de novo no topo, e o resto é história.

Motor boxer de 898cc e 67HP, freios a disco duplos dianteiros, carburadores esportivos Dell’Orto, tanque de 24 litros, velocidade máxima de 200km/h, uma mini carenagem com instrumentos (voltímetro e relógio), algo até então nunca visto,  a R90S deslumbrou o mercado e até hoje é um dos mais importantes marcos na história do motociclismo.

Uma campanha de corridas muito exitosa obviamente também contribuiu para sua popularidade.

A divisão de motocicletas ganhou novo impulso e não mais parou de crescer, se desenvolver e inovar.

Por tudo isso, não importa o modelo de BMW que você use hoje… você deve agradecer a Bob Lutz por sua visão e capacidade de antecipar o futuro. E agradecer à R90S. Bob tem 82 anos atualmente e ainda roda de moto e possui uma bela coleção de motocicletas BMW em sua garage.

A R90S, neste ano de 2014, completa 40 anos.

Comprei a minha R90S em 1975, ainda no caixote, e até hoje, ao andar nela, sinto a mesma emoção de quando pela primeira vez dei a partida e acelerei essa fantástica motocicleta.

(adaptado de Todd Trumbore por Fernando Costa)

 

Artigo anteriorBMW Motorrad Brasil patrocina expedição que irá explorar a Amazônia sobre duas rodas.Próximo artigo Café da manhã e BMW S 1000 R com preço especial é na STAR NEWS

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Novidades

BMW Motorrad inicia produção da nova BMW F 900 R em Manaus13 de junho de 2025
Nova BMW C 400 X eleva o patamar da mobilidade urbana premium com design único e muita tecnologia21 de maio de 2025
BMW Motorrad está de volta ao Rally dos Sertões30 de abril de 2025

Parceiros

 

logo-rick

 

Você deve estar se perguntando

Mas o que é BeeMer?
Simples!!!

Se você tem uma BMW
então você é um de nós!

Novidades

BMW Motorrad inicia produção da nova BMW F 900 R em Manaus13 de junho de 2025
Nova BMW C 400 X eleva o patamar da mobilidade urbana premium com design único e muita tecnologia21 de maio de 2025

Próximos eventos

    • Tour Brasília
    • 24/07/2025 - 28/07/2025
    • Brasilia
Beemer - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento Transpiração

Cadastre-se

Próximos eventos

    • Tour Brasília
    • 24/07/2025 - 28/07/2025
    • Brasilia