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15 de julho de 2020 por BeeMer

BMW Motorrad celebra os 40 anos do modelo GS

BMW Motorrad celebra os 40 anos do modelo GS
15 de julho de 2020 por BeeMer

Um conceito de motocicleta tão lendário quanto sofisticado celebra seu 40º aniversário em 2020: os modelos BMW Motorrad GS. No outono de 1980, BMW Motorrad apresentou a R 80 G/S, uma motocicleta que combinou – pela primeira vez – offroad, estrada e uso diário. Graças à sua combinação única, o modelo tornou-se o precursor de uma nova categoria, o das enduro touring, ou supertrails. “A GS foi e continua sendo um enorme sucesso para a marca e para o mercado. Ela carrega o conceito criado pela BMW Motorrad que inaugurou um dos segmentos mais desejados e disputados pela indústria. Ao completar quarenta anos, a família GS continua fazendo jus à reputação de abrigar algumas das melhores motos do mundo”, afirma Julian Mallea, Diretor da BMW Motorrad Brasil.

Para a GS, tudo começou em 1980, no sul de França, quando a BMW Motorrad apresentou a primeira moto dual-sport de grande porte do mundo, a R 80 G/S. Desde então, a fabricante alemã tem definido os padrões neste segmento. E não tem parado de escrever histórias de sucesso.  

Logo em 1981, o então piloto francês Hubert Auriol conquistou o título no prestigiado e desafiador Rally Paris-Dakar. Este foi o primeiro, e apenas um dos muitos sucessos que BMW Motorrad foi capaz de comemorar com uma GS. As características extraordinárias da linha GS – dinâmica de pilotagem, domínio offroad, conforto e robustez – foram continuamente mantidas e desenvolvidas ao longo dos últimos 40 anos, e transferidas com sucesso para outras séries de modelos BMW Motorrad.

Nos anos 50 e 60 a BMW Motorrad continuava entregando ao mercado internacional suas grandes motos estradeiras, robustas e confiáveis, baseadas no motor boxer bicilíndrico. Com a introdução dos motores de quatro cilindros em linha por fabricantes asiáticos no final dos anos 60, porém, os fabricantes de motocicletas de todo o mundo foram desafiados a revolucionarem seus produtos. A BMW Motorrad, em 1979, colocou esse projeto sob a responsabilidade de Karl Heinz Gerlinger.

Gerlinger resolveu fazer algo que ninguém havia feito antes. Trouxe para a equipe o engenheiro de motores Laszlo Peres, off roader e especialista na preparação de motos para competições fora de estrada. Desta parceria surgiu o “Red Devil”, uma versão mais compacta do tradicional motor Boxer.

Somou-se à equipe o engenheiro Rudiger Gutsche, designado para liderar o projeto de criação de uma nova motocicleta. Ele optou por utilizar o motor R80 – com cilindros de Nikasil, ignição eletrônica e cerca de 10 quilos mais leve – no chassi da R65, tubular, de berço duplo. Os garfos dianteiros vieram da R 100 GS, mas a suspensão traseira foi inteiramente redesenhada com transmissão por eixo cardã e balança traseira em uma só peça. Estava criado o conceito Monolever que contava ainda com filtro de ar adequado ao uso na poeira e escapamento dois em um com saída elevada. A partida elétrica era opcional.

A BMW Motorrad R80 G/S (abreviação de Gelände Strasse, que significa campo e estrada, ou uso misto) causou o impacto esperado ao ser apresentada à imprensa mundial em 1980. O modelo trafegava com desenvoltura nas cidades, atingia altas velocidades e superava terrenos difíceis. As vendas da marca dispararam, a motocicleta se tornou um sucesso e o é até os dias atuais, 40 anos depois. Ela carrega consigo o conceito que a marca criou e que hoje é um dos mais desejados e disputados pela indústria.

A R80 G/S de 1980 tinha especificações que impressionam até diante de motos atuais: o motor desenvolvia 50 cv a 6.500 rpm de potência máxima e atingia um pico de torque de 5,7 kgfm a 4.000 giros. Ela atingia 180km/h de velocidade máxima e seu tanque de 20 L permitia uma autonomia que girava em torno de 400 quilômetros. Os freios Brembo a disco de 260mm de diâmetro na frente e 200mm atrás paravam a moto em espaços seguros. O garfo dianteiro oferecia curso de 200mm ante os 170mm na traseira pelo inovador sistema Monolever.

Inovação a cada geração

A R80 G/S ficou em linha até 1987 e foi sucedida pela R 1000 GS que, como de praxe, na BMW Motorrad, trazia projeto inovador e tornou-se referência entre as trail de alta cilindrada.

A suspensão traseira adotava pela primeira vez o Paralever, monobraço oscilante que incorporou o conceito de paralelogramo deformável, sendo até hoje o sistema de suspensão traseira de concepção mais avançada do mercado.
Essa segunda geração perdurou até 1996, tendo recebido em 1993 a primeira suspensão dianteira Telelever, na qual cada uma das bengalas desempenhava uma função diferente, uma de amortecimento e outra de mola.

Em 1994, a BMW Motorrad lançou o motor de quatro válvulas e 1.100 cilindradas, na R 1100 GS, sucedida no ano de 1999 pela R 1150 GS. A R 1150 GS, inclusive, foi a primeira GS a oferecer uma versão Adventure, em 2002.

A aventura continua

A linhagem Gelände Strasse não para de crescer. As primeiras a chegar foram as monocilíndricas “Funduro” (fusão de “Fun” com “Enduro”) F 650 e F 650 ST, em 1994, produzidas até 2000. As caçulas da dinastia foram anunciadas como as motos ideais para o dia a dia e tinham como público alvo os motociclistas que pretendiam iniciar-se nas longas viagens por todo o tipo de terreno. Elas mostraram seu potencial ao vencer as edições 1999 e 2000 do lendário rali Paris-Dakar.

Em 2000, a BMW Motorrad lançou o modelo F 650 GS Dakar com preparação mais adequada ao fora de estrada. Este modelo foi fabricado até 2008. Em 2009 BMW Motorrad deu início à produção de motocicletas no Brasil, em Manaus, com a fabricação da monocilíndrica G 650 GS. A versão Sertão teve lançamento mundial no Brasil em 2011, com pegada também off road a começar pelo aro de 21 polegadas na dianteira. As bicilíndricas paralelas refrigeradas a água F 800 GS e F 850 GS sucederam a família G 650 e são, até hoje, líderes de venda em seus segmentos.

Em 2019 BMW Motorrad celebrou a marca de 60.000 unidades fabricadas em sua fábrica no Brasil com a produção de uma F 850 GS. No mesmo ano, a marca apresentou a R 1250 GS, com motor de comando de válvulas variável, muita eletrônica embarcada e uma dirigibilidade insuperável, capaz de estabelecer novos paradigmas para o segmento das supertrail.  

Em comemoração aos 40 anos do espírito GS, BMW Motorrad preparou um conteúdo especial para clientes e fãs da marca: um e-book exclusivo, em português, que conta a história de sucesso da série, no Brasil e no mundo, com foco no espírito aventureiro e pioneiro da gama.

Solicite seu e-book pelo e-mail:
eventos@beemer.com.br
com título – MEU E-BOOK

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