BMW ÚNICA. VAI ENCARAR?

BMW ÚNICA. VAI ENCARAR?

Quer uma BMW única para tua coleção? Dispõe de 500.000 Euros?
Seus problemas acabaram!

(com informações de Marcos Bühler)

Esse é daqueles exemplares que todo aficionado sonha em uma dia ver, e ouvir, pessoalmente. E agora poderá ser adquirido. Claro, se você se dispuser a investir 500.000 Euros.

Fcosta2

 

Trata-se de moto personalizada em 1957 pela Divisão de Corridas da BMW especialmente para Walter Zeller, em reconhecimento ao principal piloto que foi vencedor de vários campeonatos alemães e o Vice- Mundial em 1956. Uma pura moto de corridas, foi adaptada para poder circular em ruas. O motor de 600cc ohc tem compressor igual ao usado por G. “Schorsch” Meier ao vencer o TT na Ilha de Man em 1939. Conta com farol e lanterna para aprovação no TÜV (equivalente ao Detran alemão). Por falta de espaço, o motor não conta com gerador, só bateria. Para usá-la nas “Queralpenstraßen”, estradas vicinais nos Alpes Bávaros, Zeller preferiu o garfo telescópico ao invés do Earles, não adequado a corridas segundo sua opinião. Ao invés de velocímetro foi instalado um contagiros, que se vê na imagem. Pesa somente 143kg, a velocidade máxima é superior a 200km/h com potência não declarada e faz de 0 a 100km/h em 05 segundos!!! Em 1958, e com quase o dobro da cilindrada, a Vincent Black Shadow era a única capaz de chegar perto desta velocidade. O motor “pega” somente no “tranco” por falta de espaço à instalação do pedal de partida. Zeller adorava este detalhe por relembrá-lo do seu tempo de corridas! Quem mais gostava eram os expectadores que, por sorte, pudessem assistir e ouvir esta motaça passar zumbindo o fantástico som deste motor que deixava no ar uma leve névoa de 02% de lubrificante do compressor!!!

Fcosta4Fcosta3

 

Pressionado insistentemente para vendê-la, com cobranças mensais durante um ano, Zeller finalmente se decidiu e o fez por 7.000,00DM (SETE MIL MARCOS alemães) em 1963, considerado um péssimo negócio! Falecido o proprietário, o novo há alguns anos passou a anunciá-la por 3 MILHÕES de Euros.Comparando, a “Rennsport”, vencedora do TT em ’39, de Georg Meier, fora vendida por 250.000 LIBRAS há seis anos o que, HOJE, corresponde a aproximadamente 1.720.000 Reais e, dependendo da involução do real, logo chega nos 2 Milhões! Por não contar com a mesma tradição de vitórias, porém com um histórico PARTICULAR, deveria ser vendida por muito menos que o pretendido. O preço acabou reduzido para 1 MILHÃO de EUROS e, conforme comentado, já deve estar em 500.000 Euros.

Fcosta5

 

Aos interessados, já está ficando mais fácil!!! Um novo leilão deverá ocorrer em Janeiro p.f., provavelmente pela sempre atuante Bonhams. Até lá os interessados podem começar a por suas moedas em seus cofrinhos.

 

Por Fernando Costa

Deixe uma resposta