Afinal, qual é a primeira motocicleta boxer?

Afinal, qual é a primeira motocicleta boxer?

motorboxer

O motor boxer das pretinhas talvez seja a razão fundamental de muitos serem apaixonados pelas motos BMW.

Mas qual foi a primeira motocicleta boxer?

Joseph F. Barter, na Inglaterra, da  Light Motors Ltd.,  em 1905, foi quem primeiro fabricou uma motocicleta com motor boxer de 200cc, a Fée (mais tarde alterado para Fairy).

O motor boxer era montado longitudinalmente e atualmente só existem cópias desta motocicleta. Em 1907 a Douglas (1907-1957), que fornecia as fundições, adquiriu os direitos de fabricação quando a Light Motors fechou as portas.

Já em 1907 a Douglas introduziu um modelo de 350cc boxer longitudinal e foi importante fornecedor de motocicletas durante a Primeira Grande Guerra.

A Douglas era muito inovadora e, em 1920, introduziu a primeira motocicleta com um tipo de freio a disco.

motorboxer2

 

A moto evolui com o passar dos anos, os motores cada vez maiores e mais potentes, mas ainda montados longitudinalmente.

motorboxer3

 

Em 1934 o cardã, outra característica fundamental da BMW,  foi introduzido e pela primeira vez o motor boxer foi montado transversalmente.

motorboxer4

Em 1948, em dificuldades, a Douglas reduziu a fabricação a um só modelo de 350cc  com motor boxer. Foi uma das primeiras motocicletas a usar suspensão traseira de braço oscilante dotada de mecanismo único: uma barra de torção colocada  longitudinalmente ao chassi.

Recentemente tive a oportunidade de ver uma Douglas de um colecionador do interior de Minas Gerais. Esse colecionador, com o sugestivo apelido de Zé Biela,  exibiu a maravilhosa boxer transversal com a fascinante característica de ter a suspensão traseira por barra de torção, princípio utilizado nos Volskswagen besouro.

motorboxer6

motorboxer5

Voltando ao início: Joseph Barter é o cara, o responsável pelo primeiro boxer da história do motociclismo. Mas foi a BMW quem o aperfeiçoou e o popularizou.

 

Fernando Costa

 

 

 

Deixe uma resposta